sexta-feira, 17 de novembro de 2017

02. Origem da Publicidade

E o galo volta a cantar para terminar a história sobre publicidade, confere aí:

 O aperfeiçoamento da técnica publicitária, se deu pela necessidade de aumentar o consumo dos bens produzidos, fez com que a publicidade se torna-se mais persuasiva, perdendo, quase completamente, o sentido inicial de ser apenas informativa. Além disso, o aumento da concorrência entre as várias marcas fez surgir um tipo de publicidade mais agressiva, chamada publicidade combativa, que tentava impor um produto, ao invés de sugeri-lo.
Início do século XIX: jornais já se consolidaram e leitor passa a demandar credibilidade começam a ser empregados agentes responsáveis pela prospecção de anunciantes e responsáveis pelo conteúdo das mensagens.
1870: nascimento das agências de publicidade. Agentes deixam de ser vendedores dos jornais e passam a defender apenas os interesses do anunciante – primeira agência nesse modelo foi fundada nos EUA em 1841.
A imagem da publicidade nessa época era duvidosa: maioria trazia promessas milagrosas, o que fazia com que qualquer anunciante fosse visto com desconfiança e na maioria dos casos, anúncios eram apenas texto – final do século XIX, os primeiros com ilustrações.
A partir de 1900, começa aquilo que mais tarde passaria a ser chamado ‘criatividade publicitária’.
Primeira agência no Brasil: Eclética, fundada pouco antes da primeira Guerra Mundial depois da guerra, havia já outras quatro em funcionamento;
1930: chega ao Brasil a primeira agência norte americana, a Ayer, que vem para atender a Ford (rouba conta da Eclética).
Chegam então as primeiras fotos e não mais ilustrações e no final de 1920, início da década de 30 chega o rádio.
1950 chega a TV e revoluciona a cultura, o comportamento, a economia e, consequentemente, a propaganda.
Com o tempo, o conceito por trás da atividade publicitária mudou: se antes visava apenas gerar vendas, hoje tem foco no cliente, satisfação de necessidades e desejos A longo prazo (marketing de relacionamento).
Atualmente, a maior parte das mensagens publicitárias é sugestiva e se baseia em estudos de mercados. Porém, tanto publicidade informativa quanto a combativa não deixaram de existir: o espaço delas foi preenchido pelas relações públicas e pela propaganda, respectivamente.


Então é isso galera, esperamos que tenham gostado, comentem aí o que acharam e continuem dando apoio ao nosso blog <3.

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